Sem dúvida, a direção é o cerne de uma obra. O diretor é o responsável por buscar, junto ao ator, a transmissão do sentimento necessário para o telespectador entrar na trama. Conseguir manter a história coesa e amarrada, proporcionar belos enredos e imagens e cenas emblemáticas.
Abaixo, trouxemos algumas direções que de alguma forma marcaram o cinema com suas produções:
Tim Burton:
Timothy William Burton cresceu em um subúrbio de Los Angeles, com sua família. Seus hobbies favoritos incluíam pintar, desenhar e assistir filmes. Quando criança produziu seu primeiro curta-metragem chamado de “Ilha do Dr. Agnor”.
Burton, sobretudo, busca em suas obras, o expressionismo. Tendo um tema fantasioso, sombrio e gótico. Entre seus trabalhos podemos citar: “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “Alice no País das Maravilhas” (2010), “A Noiva Cadáver” (2005) e “A Fantástica fábrica de Chocolate” (2005).
Tarantino:
Nasceu no Tennessee, criado pela mãe e padrasto. Contudo, abandonou quando jovem a escola pela preferência de assistir filmes e ler HQs. Trabalhou como balconista na Video Archives. Como resultado, aumentou seu apreço pelo audiovisual e deu início em seu processo de escrever roteiros.
Quentin Tarantino tem, sobretudo, um estilo sádico, violento. Além disso, muitas vezes é caracterizado pelo sangue em suas produções. Uns dos seus grandes trabalhos estão: Django Livre (2012), Kill Bill Vol. 1 e 2 (2003 – 2004), Bastardos Inglórios.
Steven Spielberg:
Na adolescência, ganhou seu primeiro concurso com um curta, demonstrando sua capacidade de imediato. Logo após, sua carreira teve muitos sucessos e reconhecimentos. Produzindo seu primeiro filme aos 16 anos, premiado em Veneza. Spielberg tem 4 Oscar Awards e com produções que faturaram bilhões.
Esses são alguns filmes dele: A Lista de Schindler (1993), E. T. Extraterrestre (1982), Jurassic Park (1993) e Indiana Jones e os Caçadores da arca perdida (1981).
Martin Scorsese:
De descendência italiana, cresceu com sua família em Manhattan. Desde jovem já mostrava interesse para criação de filmes e pela produção. Porém, só mais tarde que produziu seu primeiro curta-metragem, que teve como resultado uma bolsa de estudos para estudar cinema na Universidade de New York.
Teve grandes sucessos com os filmes: Taxi Driver (1976), O lobo de Wall Street (2013) e Os Infiltrados (2003).
Alfred Hitchcock:
De Londres, e conhecido pelas suas produções, principalmente, de suspenses. Na juventude, pegou seu primeiro emprego na indústria cinematográfica, desenhado título e fazendo cartazes para filmes da época.
Teve grande reconhecimento após a direção de Chantagem e Confissão (1929), sucesso no seu país de origem. Outras direções dele são: Rebecca (1940), Janela Indiscreta (1954) e Psicose (1960).
Charles Chaplin:
Grande figura do cinema preto e branco, Chaplin é ator, roteirista, produtor, diretor, compositor, cineasta, editor e músico. Teve durante sua vida obras que trazem reflexões até os dias atuais. Dentre elas, podem ser citadas: O Grande Ditador (1940), Tempos Modernos (1936), O Circo (1928) e Luzes da Ribalta (1952).
FONTE: ebiografia
Pode ver também:
- Matthew Perry: ator morre aos 54 anos.
- Netflix: A Queda da Casa de Usher, nova série de terror.
- Easter Eggs: Conexões que tem nos filmes da Disney.
- Cantoras TOP 5: que também atuaram.
- Trilhas Sonoras: músicas tocadas em filmes.